Menu

Projetos

Em Andamento


Utilização de aplicativo móvel para compreender a relação entre alergias e qualidade do ar

 

O #BrazilBreathing é um novo projeto baseado na participação dos cidadãos na ciência. A população brasileira agirá como ‘cidadãos sensores’ para ajudar cientistas a conhecer mais sobre alergias como a causada pelo pólen e asma.

  Leia mais!

 


Estudo observacional em 3D da Ilha de Calor Urbana em Londrina

 

Pela primeira vez no Brasil, o nosso estudo aprofundará a compreensão da Ilha de Calor Urbano (ICU) através de observações tridimensionais (3D). A ICU é um fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura do ar na malha urbana devido à presença de materiais que absorvem e retém radiação.

  Leia mais!

 


Exposição pessoal de trabalhadores e de usuários aos poluentes atmosféricos oriundos de transporte motorizado

 

Este projeto estuda a exposição pessoal de trabalhadores em ambientes internos e externos, e de usuários de diferentes meios de transporte a poluentes atmosféricos (black carbon, MP2,5, compostos orgânicos voláteis, etc.) oriundos de veículos motorizados.

  Leia mais!

 


Observação e modelagem da dispersão de poluentes provenientes de emissões veiculares em Londrina

 

O projeto realizará a modelagem de poluentes atmosféricos emitidos por veículos motorizados em Londrina (Paraná) com o intuito de avaliar o impacto dessas fontes na qualidade do ar e dar suporte a políticas públicas de controle e planejamento de transporte individual e coletivo.

  Leia mais!

 

Finalizados


Concentração ambiente e exposição pessoal aos poluentes climáticos de vida curta

 

Este projeto avalia a distribuição espaço-temporal da concentração de poluentes climáticos de vida curta (black carbon e ozônio troposférico) em ambientes urbanos e avalia seus impactos sobre a saúde humana.

  Leia mais!

 


Caracterização do material particulado na atmosfera de uma região afetada por poluição urbana e transfronteiriça: Aspectos ambientais e meteorológicos

 

Este projeto propõe quantificar a concentração de material particulado na atmosfera de uma região urbana de médio porte e avaliar seu impacto na qualidade do ar e saúde humana.

  Leia mais!

 


ICALON: Estudo da ilha de calor urbana na cidade de Londrina

 

Os processos de urbanização e industrialização podem melhorar a qualidade de vida dos habitantes, através de introdução de elementos que aumentam o conforto.

  Leia mais!

 


Diagnóstico Microclimático da cidade do Recife

 

O objetivo principal desta pesquisa é diagnosticar detalhadamente aspectos microclimáticos condicionados pela urbanização ao longo do espaço urbano de Recife.

  Leia mais!

 


ETA – Estudo da Turbulência na Antártica

 

O Instituto Antártico de Pesquisas Ambientais (IAPA) constitui uma plataforma que reúne uma rede de investigações transdisciplinares.

  Leia mais!