Exposição pessoal de trabalhadores e usuários aos poluentes atmosféricos oriundos de transporte motorizado
Este projeto tem como foco a exposição pessoal a poluentes atmosféricos de trabalhadores em ambientes internos e externos, e de usuários de diferentes meios de transporte motorizados. Os locais de estudos são a cidade de Londrina, localizada no norte do estado de Paraná, e o sistema de navegação entre Pontal do Paraná e Ilha do Mel, no litoral do estado de Paraná.
A metodologia combina o uso de equipamentos portáteis e fixos. O monitoramento móvel é feito em ônibus, carros, bicicletas, e barcos. No caso de bicicletas, uma plataforma é acoplada e se instalam diversos sensores de poluição do ar.
Nos demais casos, voluntários carregam sensores durante suas atividades diárias de trabalho e em diferentes trajetos para identificar a exposição aos poluentes atmosféricos em diferentes microambientes afetados pela poluição de veículos terrestres e marítimos. O monitoramento fixo é realizado na câmpus da Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina.
Os seguintes artigos foram publicados com dados deste projeto:
- Pattinson, W., Targino, A.C., Gibson, M.D., Krecl, P., Cipoli, Y., Sá, V. Quantifying variation in occupational air pollution exposure within a small metropolitan region of Brazil.
- Targino, A.C., Rodrigues, M.V.C, Krecl, P., Cipoli, Y.A., Ribeiro, J.P.M. Commuter exposure to black carbon particles on diesel buses, on bicycles and on foot: a case study in a Brazilian city.
- Targino, A.C., Machado, B.L.F., Krecl, P. Concentrations and personal exposure to black carbon particles at airports and on commercial flights.
Integrantes
Prof. Admir Créso Targino (Coordenador)
Profª Patricia Krecl
Dr. Woodrow Pattinson (University of Canterbury, Nova Zelândia)
Agência financiadora