Menu

Estudo observacional em 3D da Ilha de Calor Urbana em Londrina

 

A Ilha de Calor Urbana (ICU) é um fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura do ar devido à absorção de radiação pelos materiais da construção civil, emissão de calor por atividades antrópicas, entrem outros fatores. A ICU afeta o consumo de energia elétrica, causa desconforto térmico e a produção de poluentes secundários, como o ozônio. Londrina tem se revelado um excelente exemplo de cidade onde a ICU se faz sentir, em ocasiões, com fortes intensidades que chegam até 6 ºC (Targino et al., 2014; 2018).

Pela primeira vez no Brasil, o nosso estudo aprofundará a compreensão da ICU através de observações tridimensionais (3D). Para isso, vamos explorar, em simultâneo, a ICU da Camada do Dossel Urbana (Urban Canopy Layer – UCL) que se refere à camada entre o solo e o topo médio dos edifícios e telhados (ICUUCL) e a ICU da Camada Limite Urbana (Urban Boundary Layer – UBL) que é a camada acima dos edifícios (ICUUBL). Esses tipos de ICU estão estreitamente inter-relacionados, mas têm diferentes magnitudes e são regidos por processos particulares, o que necessitam de diferentes esquemas de monitoramento e modelagem.

Implementaremos uma rede climatológica urbana (RCU) com o objetivo de identificar e avaliar a existência de climas locais em Londrina. A estrutura da RCU será composta por duas sub-redes: uma mesoclimática, onde avalia as diferenças entre os vários espaços urbanos e os arredores mais ruralizados em toda cidade; e outra microclimática, onde avalia os fatores que afetam o campo térmico em uma escala de poucos metros (árvores, geometria urbana, orientação da rua, materiais de construção, etc).

O estudo será inovado com a operação de sensores de temperatura em um drone que perfilará a atmosfera sobre superfícies com diferentes usos do solo.

 
Integrantes
Dr. Max Anjos (Coordenador)
Prof. Admir Créso Targino
Profª Patricia Krecl