Menu

ETA: Estudo da Turbulência na Antártida

 

O Instituto Antártico de Pesquisas Ambientais (IAPA) constitui uma plataforma que reúne uma rede de investigações transdisciplinares. O objetivo desta rede é caracterizar e avaliar, através de séries temporais de longa duração, as interações de processos ambientais e os seres vivos, monitorando o efeito de impactos naturais e antrópicos na região conhecida como Área Antártica Especialmente Gerenciada da Baía do Almirantado, mais precisamente na região da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz , na Ilha Rei George (62o05’S, 058 o23’W).

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade de São Paulo participam do módulo 1, realizando o experimento “Estudo da Turbulência na Antártida” com o objetivo de investigar a interação da atmosfera com a superfície através da determinação observacional, direta e indireta, dos fluxos verticais de calor sensível, latente e de momentum, utilizando sensores de resposta rápida (método direto) e lenta (método indireto) instalados em uma torre meterológica. Também faz parte desde módulo a medição do balanço de radiação na área da Baía do Almirantado.

Projeto-ETA-Atmospher

Durante os meses de fevereiro e março de 2011, foi executada a primeira fase do módulo “Estudo da Turbulência na Antártida”, durante a qual um conjunto de radiômetros foi instalado em uma torre meteorológica de 18 m adjante à Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz. Foram obtidos, então, os primeiros dados de balanço de radiação in situ daquela parte da Antártida. O gráfico ao lado ilustra as componentes do balanço de radiação e a radiação líquida medidos no dia 26 de fevereiro de 2011.

A segunda fase do Projeto, prevista para ocorrer no verão de 2011/2012, contemplará a instalação de sensores de resposta rápida para obtenção de fluxos de calor sensível, latente e momentum.

 
 
Integrantes
Jacyra Soares (Coordenadora)
Admir Créso Targino
Amauri Pereira de Oliveira
Georgia Codato
 
 
Agência financiadora

logo-CPNQ-mini
 
 
 
 
Instituições Participantes

logo-UTFPR-mini logo-USP-mini