Menu

Publicado em mai 8, 2018 em Destaques, Notícias, Ver tudo

UTFPR representará o Brasil em Genebra

 

A Dra. Patricia Krecl, professora do Mestrado em Engenharia Ambiental da UTFPR, representará o Brasil na reunião do IPCC- Intergovernmental Panel on Climate Change em Genebra (Suíça) entre 28 e 31 de maio de 2018. O evento ocorrerá na sede da Organização Meteorológica Mundial e contará com especialistas em mudanças climática de 80 países para discutir ações sobre os poluentes climáticos de vida curta (PCVC), entre eles o ozônio e o black carbon (comumente traduzido como fuligem no idioma português).

 
Os PCVCs são espécies que permanecem na atmosfera por um tempo relativamente curto (entre alguns dias e poucos anos), com alto poder de absorção de radiação solar e terrestre, promovendo, dessa forma, o aquecimento do planeta.

A reunião focará na discussão sobre o estado da ciência com respeito a esses poluentes e os esforços que devem ser investidos pelas nações para medir, inventariar e reduzir suas emissões. Como o black carbon e ozônio também tem efeitos negativos sobre a saúde humana, estratégias que visam reduzir suas concentrações na atmosfera trarão benefícios para o clima e a saúde da população.

A Prof. Patricia Krecl é Doutora em Ciências Ambientais Aplicadas pela Stockholm University (Suécia) e especialista em medições e inventário de emissões de black carbon.

 

 

 

A participação do Brasil nessa reunião é estratégica pois proporcionará oportunidade para que um especialista na área divulgue a pesquisa em curso no país, levando o Brasil para um cenário internacional com relação aos PCVCs .

A reunião faz parte da Força Tarefa em Inventário de Gases de Efeito Estufa.