Menu

Publicado em fev 19, 2015 em Destaques, Ver tudo

Seminário sobre química atmosf. e qualidade do ar

 

Seminário na UTFPR recebe Palestrante do Canadá

 

O Grupo de Poluição do Ar e Processos Atmosféricos promoverá no dia 11 de março de 2015, às 9:30 horas, no auditório do Campus, o Seminário intitulado “Integrated air quality research: from space to cell” com o Palestrante Prof. Mark Gibson (Dalhousie University, Canadá). O seminário focará em resultados de modelos numéricos e medidas dos constituintes atmosféricos, com o intuito de entender e quantificar os impactos naturais e antrópicos dos poluentes atmosféricos sobre a saúde e o meio ambiente.

Serão apresentados resultados de vários projetos de pesquisa em três temas correlacionados:

(1) quantificação do impacto da redução do conteúdo de enxofre em combustível marítimo sobre a qualidade do ar de cidades portuárias, sobre a exposição da população e sobre forçantes climáticas local, regional e global.

(2) quantificação da variabilidade espaço-temporal em emissões biogênicas de gases traços marinhos reativos, com o objetivo de entender sua contribuição para a formação de núcleos de condensação de nuvens (CCN) e aerossóis orgânicos secundários.

(3) quantificação da variabilidade espaço-temporal da exposição humana à fumaça e gases emitidos por queimadas e fogões à lenha na América do Norte, Quênia e Brasil.
 

Sobre o palestrante

 
MGibson-Pesquisa-Atmosferica-UTFPR

Mark Gibson é professor de Ciências da Saúde Ambiental no Departamento de Engenharia de Processos e Ciências Aplicadas, Dalhouise University (Canadá). Ele é chefe do Grupo de Pesquisa Forense Ambiental que investiga vários aspectos da qualidade do ar e química atmosférica usando uma gama de técnicas analíticas. Prof. Gibson é doutor em Engenharia Ambiental e Civil pela University of Strathclyde, Reino Unido.

O Prof Gibson visita a UTFPR sob os auspícios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através de projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. Admir Créso Targino.

A palestra ocorrerá no idioma inglês.
Contato: admirtargino@utfpr.edu.br.