Observação e modelagem da dispersão de poluentes provenientes de emissões veiculares em Londrina
O foco deste projeto é a observação e modelagem de poluentes atmosféricos emitidos por veículos motorizados em Londrina (Paraná), com o intuito de avaliar seus impactos na qualidade do ar e determinar seus fatores de emissão. A metodologia combina a utilização de um modelo de dispersão de poluentes emitidos por veículos (Operational Street Pollution Model, OSPM) desenvolvido pelo grupo do Dr. Ketzel na Aarhus University (Dinamarca), e medições de concentrações de contaminantes em Londrina. Para caracterizar os poluentes atmosféricos e validar o modelo de dispersão com medições, serão monitoradas concentrações de NOx, MP2.5, black carbon e número total de partículas em zonas com intenso tráfego veicular.
Este projeto produziu os seguintes artigos científicos:
- Krecl, P., Targino, A.C., Landi, T.P., Ketzel, M. Determination of black carbon, PM2.5, particle number and NOx emission factors from roadside measurements and their implications for emission inventory development.
- Krecl, P., Targino, A.C., Wiese, L., Ketzel, M., Correa, M.P. Screening of short-lived climate pollutants in a street canyon in a mid-sized city in Brazil.
Integrantes
Profª Patricia Krecl: Coordenadora
Prof. Admir Créso Targino
Dr. Matthias Ketzl
Agência financiadora