Novo paper do Grupo de Pesquisa
Um novo estudo sobre poluição do ar, de autoria de Krecl, Targino e Johansson, foi publicado no último dia 29 de abril no periódico Atmospheric Chemistry and Physics Discussion (ACPD), editado pela EGU (União Europeia). O estudo “Spatiotemporal distribution of light-absorbing carbon and its relationship to other atmospheric pollutants in Stockholm” utilizou medições do aerossol atmosférico que contém carvão, realizadas em quatro pontos na cidade de Stockholm (Suécia). A distribuição espaço-temporal deste tipo de aerossol revelou a complexidade e a variação da concentração dessa variável dentro da zona urbana, evidenciando a necessidade de adotar uma malha mais fina de medições para tratar adequadamente as relações entre concentração de poluentes e saúde humana.

Imagens de partículas de fuligem (black carbon) obtidas com microscópios eletrônico de varredura (1) e de trasmissão (b). Fonte: Lack et al., Anal Bioanal Chem, 406:99–122, 2014.
Esse trabalho foi financiado pela Agência Sueca de Proteção Ambiental e pode ser acessado através do website do periódico ACPD.