Menu

Publicado em dez 3, 2019 em Destaques, Eventos, Ver tudo

Isabella defende sua dissertação de Mestrado

Inventário de emissões atmosféricas de MP2,5 e BC oriundas da combustão em Londrina, Paraná

Os inventários de emissões atmosféricas são ferramentas essênciais para a gestão da qualidade do ar, já que permitem identificar as principais fontes emissoras e os principais poluentes. No Brasil, pouco se conhece sobre as emissões de material particulado fino (com diâmetro menor que 2,5 µm, MP2,5) e black carbon (BC) oriundas dos processos de combustão.

Assim, esta pesquisa desenvolveu o primeiro inventário de emissões de MP2,5 e BC para o município de Londrina, utilizando o método de fatores de emissão, combinando as abordagens top-down e bottom-up, para o ano base 2018. Os seguintes setores foram inventariados:

  • Queima de biomassa e combustíveis fósseis em indústrias, comércios (pizzarias, churrascarias e padarias) e transporte rodoviário.
  • Queima de resíduos sólidos urbanos (RSU).

O cálculo das emissões foi baseado em dados oficiais, fatores de emissão (FE) e de pesquisas científicas, e pela aplicação de questionários sobre consumo de combustível no setor comercial. As emissões totais foram estimadas em 564 t de MP2,5 e 76 t de BC.

Aponta-se a queima a céu aberto de RSU como a fonte dominante de MP2,5, contribuindo com 68% da emissão total.

Em relação com as emissões de BC, os processos industriais, a queima de RSU, o transporte rodoviário e os estabelecimentos comerciais aportaram 35%, 34%, 27% e 4% das emissões, respectivamente.

O evento acontecerá na UTFPR, câmpus, Londrina no dia 11 de dezembro, às 9:00, na sala E-105.