Menu

Publicado em dez 9, 2014 em Oportunidades, Ver tudo

Oportunidade para bolsista de iniciação científica

 
Projeto-Concentracao-Ambiente-Atmospher
 

O Grupo de Poluição do Ar e Processos Atmosféricos está procurando um aluno de graduação do câmpus da UTFPR-Londrina para trabalhar em um projeto relacionado com poluição do ar.

O objetivo do estudo é monitorar o nível de exposição da população (ciclistas, pedestres, e motoristas) a poluentes atmosféricos. Para tal, utilizaremos uma plataforma com instrumentos montada em uma bicicleta que percorrerá a região urbana de Londrina em dias de semana e fins de semana, durante o verão e inverno, em diversas rotas, visando identificar as concentrações de poluentes em diferentes padrões de circulação de veículos. Pretende-se produzir mapas de concentração e identificar áreas e horários quando a população está mais exposta à poluição do ar.

A coleta de dados será feita utilizando uma bicicleta. Desta forma, o candidato ideal deverá ter boa disposição física e estar disposto a pedalar várias vezes por semana na região central da cidade. Os interessados deverão enviar o link do CV lattes para o Dr. Admir Créso Targino (admirtargino@utfpr.edu.br). Há possibilidades de bolsas do CNPq ou Fundação Araucária.