Menu

Publicado em mar 2, 2015 em Destaques, Oportunidades, Ver tudo

Oportunidade de bolsa CNPq (DTI-C) para graduado

 
Oportunidade CNPq
 

O Grupo de Poluição do Ar e Processos Atmosféricos oferece uma oportunidade de bolsa de pesquisa CNPq, categoria DTI-C, para profissional de nível superior. As atividades serão realizadas dentro de um projeto relacionado com poluição do ar em ambientes urbanos.

O projeto “Concentração ambiente e exposição pessoal aos poluentes climáticos de vida curta” estudará a exposição pessoal de trabalhadores em ambientes internos e externos, e de usuários de diferentes meios de transporte a poluentes atmosféricos (black carbon e ozônio troposférico) oriundos de veículos motorizados. O estudo será realizado na cidade de Londrina.

O candidato deve ter graduação em: Ciências Ambientais, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Ciências Atmosféricas, Química, Física, ou áreas afins. Deve ainda ser capaz de trabalhar de maneira colaborativa como membro de uma equipe interdisciplinar. É desejado que o candidato possua experiência em áreas como: análise de dados, estatística, monitoramento e controle de poluição atmosférica, e medidas de campo e laboratoriais. Ainda é de interesse experiência no uso de algum pacote para análise de dados (por exemplo, Excel, ArcGis) e/ou programação com MatLab, e excelente comunicação em inglês. Para candidatos estrangeiros, o conhecimento de português e espanhol é uma vantagem.

A vaga é financiada pelo CNPq e o contrato inicial é de 12 meses (prorrogável por mais 12 meses) de acordo com o desempenho. O candidato trabalhará no Câmpus da UTFPR em Londrina, com início em junho de 2015.

Mais informações: Concentração ambiente e exposição pessoal aos poluentes climáticos de vida curta.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae (Lattes) atualizado, cópia do diploma de graduação e duas cartas de referências, todos anexados por e-mail, ao coordenador do Projeto, Dr. Admir Créso Targino (admirtargino@utfpr.edu.br).