Menu

Publicado em mar 16, 2015 em Destaques, Notícias, Ver tudo

De olho na qualidade do ar em Londrina


No dia 09 de março de 2015 o Grupo de Poluição do Ar e Processos Atmosféricos iniciou as atividades de coleta de dados de poluição atmosférica na cidade de Londrina, localizada no norte do estado de Paraná. O projeto visa determinar a distribuição espaço-temporal da concentração de poluentes climáticos de vida curta (black carbon e ozônio troposférico), bem como a concentração de partículas atmosféricas no centro da cidade. A coleta de dados será realizada em bicicletas adaptadas para receber equipamentos portáteis de monitoramento de poluição do ar.

As atividades se iniciaram com calibração de equipamentos, treinamento com softwares específicos para coleta e análise de dados e adequação de bicicletas para instalação de equipamentos.

Os professores Mark Gibson (Dalhousie University, Canadá) e Marcelo de Paula Corrêa (Universidade Federal de Itajubá) visitaram o grupo e deram suporte técnico-científico aos estudantes e pesquisadores. As atividade foram coordenadas pelos professores Admir Créso Targino e Patricia Krecl.

As atividades ocorrem dentro do projeto “Concentração ambiente e exposição pessoal aos poluentes climáticos de vida curta” e são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Qualidade-do-ar-Londrina-Poluicao-do-ar-Processos-Atmosfericos-3