Novo paper sobre qualidade do ar
Um novo estudo sobre poluição atmosférica realizado por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Itajubá e Aarhus University (Dinamarca) foi publicado recentemente no periódico Atmospheric Pollution Research. O artigo “Screening of short-lived climate pollutants in a street canyon in a mid-sized city in Brazil” explora as concentrações e causas de dois poluentes comumente encontrados em ambientes urbanos: black carbon e ozônio troposférico. O estudo foi realizado utilizando dados coletados na cidade de Londrina.
Além de ser prejudicial à saúde, essas substâncias afetam o clima e estão dentro da categoria “Poluentes climáticos de vida curta”. Contrário a outros poluentes climáticos, como dióxido de carbono que permanece na atmosfera por décadas, o tempo de vida do black carbon o ozônio troposférico é curto (dias e semanas, respectivamente). Dessa forma, reduzir as concentrações atmosféricas desses poluentes tem um efeito imediato sobre a qualidade do ar e a saúde da população bem como sobre o clima a nível regional.
Esse trabalho foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O artigo pode ser acessado na íntegra pelo link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1309104216301118